O leite materno é um alimento rico em nutrientes para o bebê e saber como armazenar o leite materno corretamente faz com que ele dure por mais tempo.
Confira neste post, dicas de como armazenar o leite materno da maneira correta para aproveitar o melhor desse alimento para seu bebê.

Como armazenar o leite materno?
Após coletar o leite materno é necessário armazenar de maneira correta para evitar que ele estrague. Vale lembrar que é muito natural as primeiras coletas não serem de grandes quantidades, mas ainda assim você pode ir juntando as amostras e só dar ao bebê quando tiver uma certa quantidade.
O leite materno pode ser armazenado em mamadeiras esterilizadas, que estejam com suas tampas e vedação em dia, além de outros recipientes de vidro ou plástico também esterilizados e com as vedações adequadas, mantendo o leite por mais tempo.

As bombinhas geralmente são acompanhadas de recipientes que podem ser usados para armazenar o leite materno, e no mercado você também encontra embalagens especiais para estocar o nutrientes de forma correta.
Como esterilizar os recipientes?
Você pode esterilizar os recipientes por 15 minutos em água quente, também é possível utilizar esterilizadores para esta finalidade.
No caso de potes de vidro você consegue utilizar seu forno para fazer a esterilização, basta colocar os potes em uma bandeja e levar ao forno por 10 minutos, a 108°. As tampas devem ser fervidas ao mesmo tempo.

Depois, basta colocar os potes e tampas sobre uma toalha higienizada, esperar esfriar e utilizar.
Podemos congelar o leite materno?
Sim, uma das formas de armazenar o leite materno é congelando, depois de acondicionados nos recipientes – é importante não se encher até a boca, mas sim deixar um espaço de 2 CM.
Com a temperatura de -10°C congele os recipientes com leite, eles podem ser armazenados por até 15 dias, no congelador separado da geladeira.
Vale lembrar que o leite materno descongelado não deve ser congelado novamente dessa forma o que sobrar deve ser descartado.
Outra dica importante é colocar nos recipientes de leite a data em que ele foi retirado nos potes para ter um maior controle.
Agora conte nos comentários se você sabia de todas essas informações sobre o armazenamento de leite materno, e não esqueça de enviar este post para ajudar uma mamãe!