Curso de Técnico em mecatrônica SENAI
Já pensou em estudar o curso técnico em mecatrônica do SENAI e unir as principais áreas como: mecânica, informática e eletrônica?
Atualmente, sendo uma das áreas mais requisitas e que mais crescem no país, a mecatrônica vem ganhando forte destaque, sendo considerada por muitos como o “futuro da engenharia”, abrangendo bastante tecnologia e inovação.
E, assim como toda área tendência, essa também se torna um dos grandes objetos de procura por aqueles que buscam uma formação profissional de qualidade e assim conseguir boas oportunidades no mercado.
Para te ajudar nesse processo, separamos as principais informações sobre concurso técnico do SENAI, como funciona, quais temas você irá aprender, como fazer sua inscrição e se vale a pena cursar.
O que é e como funciona o curso técnico em mecatrônica do SENAI?
O curso técnico em mecatrônica do SENAI busca habilitar seus alunos no campo profissional, os tornando profissionais capazes de implementar e manter as mais diversas máquinas automatizadas.
Portanto, trata-se de uma formação abrangente que consegue combinar os elementos de conhecimentos de mecânica, informática e eletrônica.
Os profissionais formados por este curso são capazes também de projetar, operar, instalar e realizar quaisquer manutenções de sistemas automatizados e também dos sistemas robóticos.
Assim como os demais cursos oferecidos pelo SENAI, neste, seus alunos terão acesso a aulas teóricas e práticas, aprendendo todos os conceitos fundamentais da mecânica, eletrônica e informática aplicadas à mecatrônica.
Também conta com um sistema de laboratório amplamente equipado para que os alunos consigam colocar em prática todo o conceito aprendido em sala de aula.
Quais os principais conteúdos vou aprender?
A carga horária do curso técnico em mecatrônica é de 1200 horas e seus principais conteúdos são:
- Comunicação em multimeios;
- Eletroeletrônica aplicada a sistemas automatizados;
- Eletricidade básica;
- Processo de comunicação, ferramentas de comunicação online;
- Documentação técnica;
- Mecânica aplicada a sistemas automatizados;
- Grandezas físicas
- Normas e procedimentos;
- Sistemas eletropneumáticos e eletrohidráulicos;
- Processos mecânicos, entre muitos outros temas e suas especificações.
Na plataforma do SENAI, é possível encontrar um resumo sobre o curso. Os alunos estarão preparados para atuar no desenvolvimento de sistemas automatizados de manufatura, além de respeitar os procedimentos de saúde e segurança do trabalho e meio ambiente.
Por fim, lembrando que nesse curso consegue abordar tanto a área teórica do técnico como também a parte prática, possibilitando uma experiência completa.
Como faço para me inscrever no curso técnico em mecatrônica do SENAI?
Para realizar a inscrição no curso, é necessário que na sua cidade tenha uma sede do SENAI. Então você pode se dirigir até lá para se inscrever, ou através do site.
No entanto, é necessário cumprir os requisitos que são:
- Ter no mínimo 14 anos da idade completos no início do curso;
- É obrigatório estar cursando o segundo ano do ensino médio;
- Caso você deseje realizar o curso no período noturno, é necessário ter ensino médio completo.
Quanto tempo dura o curso em mecatrônica?
O custo de mecatrônica, principalmente o oferecido pelo SENAI, pode ter um tempo de duração diferente com base na unidade e o estado.
No entanto, em média, essa modalidade de ensino costuma ter um período de duração média de 1.200 horas, sendo inclusive um dos técnicos mais longos, especialmente pela quantidade de conhecimento necessário.
Na maioria dos casos, cerca de 50% do tempo total de aprendizado é voltado diretamente para parte prática, geralmente iniciada após adquirir o conhecimento teórico necessário na área.
Onde trabalhar?
Uma das grandes vantagens que torna o curso de técnico em mecâtronica um dos mais procurados do mercado são as diversas oportunidades de trabalho disponíveis.
Nesse sentido, após a conclusão do ensino você consegue atuar em diversas áreas, como:
- Indústrias com linhas de produção automatizadas;
- Empresas integradoras de sistemas de automação industrial;
- Fabricantes de máquinas, componentes e equipamentos robotizados;
- Laboratórios de controle de qualidade.
Vale a pena fazer o curso?
Então depois de expor todos os detalhes do curso, podemos concluir que vale a pena realizar o técnico em mecatrônica do SENAI. Não apenas pela qualificação profissional, mas pelo perfil que você terá no mercado de trabalho.
No campo da competência geral você irá aprender a implementar e manter as máquinas e os equipamentos automatizados, além de participar diretamente do desenvolvimento de sistemas automatizados.
Sempre existe a possibilidade de você se qualificar e se tornar o melhor profissional possível na sua área de atuação. Por isso, você pode se inscrever sem medo neste curso. Esperamos ter ajudado e bons estudos!