Curso técnico em desenvolvimento de sistemas SENAI
O curso técnico em desenvolvimento de sistemas do SENAI, é um dos mais procurados pela capacitação profissional que entrega aos seus alunos na área de tecnologia, e seu principal foco é o desenvolvimento e análise de software e demais sistemas de computador.
Assim, estando dentre as profissiões mais tendências do mercado, esse curso se torna uma excelente opção para quem deseja ingressar no mercado de trabalho com qualidade e boas oportunidades.
Assim, essa pode ser a sua oportunidade de se aprimorar profissionalmente e buscar melhores oportunidades no mercado de trabalho.
Por fim, veja mais a seguir sobre o técnico em desenvolvimento de sistemas do SENAI, entendendo como ele funciona e como você pode participar.
O que é e como funciona o curso técnico em desenvolvimento de sistemas do SENAI?
O curso técnico em desenvolvimento de sistemas do SENAI tem, ao todo, duração de 1200 horas. E o seu principal objetivo é formar profissionais altamente capacitados para desenvolver e testar sistemas de software, respeitando, sempre, todas as especificações dos projetos.
Então, ele capacita novos profissionais para a área de tecnologia, inovando e trazendo soluções a curto, médio e longo prazo. Assim como grande parte dos cursos oferecidos pelo SENAI, este também conta com aulas teóricas e um laboratório de informática preparado para treinar os alunos.
O estágio é supervisionado por um profissional habilitado que trará a oportunidade para os alunos conseguirem parcerias com empresas ligadas ao SENAI, proporcionando uma vaga no mercado de trabalho assim que finalizar o curso.
Em algumas situações o curso técnico em desenvolvimento de sistemas do SENAI, inclui projetos integradores, fazendo com que os alunos apliquem de maneira prática todo o conhecimento adquirido, tendo a oportunidade de desenvolver soluções mais completas, além de análises e implementação de novos sistemas de software.
Veja também: Curso de Eletricista do SENAI: veja como funciona e saiba como participar!
O que vou aprender durante o curso técnico em desenvolvimento de sistemas?
Entre os muitos temas ensinados no curso técnico em desenvolvimento de sistemas, podemos destacar os seguintes na programação do SENAI:
- Hardware e redes;
- Redes de computadores;
- Sistemas operacionais: arquitetura dos sistemas, código aberto e fechado, editor de texto;
- Lógica de programação;
- Algoritmos e gestão de tempo;
- Versionamento e suas metodologias;
- Técnicas de codificação;
- Linguagens de programação, entre outros.
Ainda existem muitos outros temas que serão estudados ao longo deste curso, mas estes são os principais para que você saiba qual tipo de qualificação irá ter.
Além disso, você deve saber que o curso técnico possui também aulas variando entre conhecimento teórico e prático, afim de tornar a experiência/aprendizado do aluno altamente completa.
Leia também: Curso de Pintura e Funilaria Automotiva do SENAI
Como faço para me inscrever no curso técnico em desenvolvimento de sistemas do SENAI?
Para realizar sua inscrição no curso técnico em desenvolvimento de sistemas do SENAI, é necessário acessar o site oficial da instituiçao, além de preencher os principais requisitos:
- Ser maior de 14 anos de idade;
- Estar cursando o ensino médio a partir do segundo ano.
Os requisitos podem variar ainda conforme a sua região.
Após cumprir todos os requisitos para inscrição, você pode fazer o processo de inscrição diretamente pela internet, através do site oficial do SENAI do estado ou até mesmo diretamente em uma unidade física do SENAI mias próxima.
Lembrando que boa parte das vagas são para o ensino de forma presencial, ou seja, diretamente na unidade física.
Vale a pena ver também: Curso de Torneiro Mecânico do SENAI: saiba como participar!
Quanto tempo dura o curso técnico em desenvolvimento de sistemas?
Por ser um curso que envolve diversos assuntos e áreas, saiba que ele possui um tempo de duração médio de 1 a 1,5 ano, dependendo da instituição do seu estado.
Durante todo o curso, os alunos são preparados para obter todo conhecimento técnico necessário na área de sistemas, juntando nesse período a parte teórica e prática.
Por fim, você ainda vai ter acesso ao certificado reconhecido em todo Brasil, permitindo atuar na área.
Vale a pena fazer este curso?
Depois de todos os pontos expostos sobre o curso técnico em desenvolvimento de sistemas do SENAI, podemos concluir que vale a pena fazer o curso.
Você será capaz de analisar todos os requisitos funcionais e não funcionais dos mais variados produtos, além de testar os sistemas de software levando em consideração todas as especificações do projeto.
Além disso, o seu perfil profissional será muito bem aceito nas empresas parceiras do SENAI, proporcionando inúmeras oportunidades no mercado de trabalho. Esperamos ter ajudado, se inscreva e bons estudos.