Curso Técnico em Mineração SENAI
O curso técnico em mineração Senai é ideal para quem deseja se tornar um profissional na área de pesquisa e extração de minerais. Este é um setor em potencial crescimento, ou seja, com grande procura por colaboradores qualificados.
Um técnico em mineração pode atuar em diferentes setores, como planejamento e beneficiamento de minério, técnicas de geologia, técnicas de topografia e minas.
O profissional formado no curso técnico em mineração Senai pode trabalhar em diversos tipos de empresas. Como por exemplo, empresas de extração de minerais metálicos ou não metálicos.
Além disso, atuam em centros de pesquisa mineral, indústrias cimenteiras, indústria de extração de carvão vegetal e petróleo. Para completar, o técnico em mineração tem a opção de trabalhar em empresas de equipamentos de mineração, extração de rochas ornamentais ou ainda prestando consultorias.
Por todas essas opções já podemos perceber que a função é ampla e com muitas possibilidades. A rotina de quem se torna um profissional com curso técnico em mineração Senai também é diferenciada.
Isso porque normalmente o regime de trabalho é por escalas de períodos, ou seja, trabalha alguns dias e depois recebe alguns dias de folga. Assim, a liberdade na rotina é muito maior. Mas também existe a possibilidade de trabalhar no regime tradicional diário.
O que vou aprender no curso técnico em mineração Senai?
O curso técnico em mineração Senai é muito completo e por isso o aluno finaliza as aulas com todo o conhecimento que precisa para atuar no setor.
São abordados temas como: preparação de amostras minerais e preparação de rochas para análises físicas e químicas. Também é ensinado como realizar moagem de vários tipos de minérios e britagem.
Aprender como realizar testes de sedimentação de minérios e técnicas de enriquecimento são outros temas das aulas. O aluno do curso técnico em mineração Senai também aprende sobre geologia, monitoramento de solos, transporte e distribuição de recursos.
Dessa forma, o aluno fica preparado para desenvolver funções relacionadas a supervisão de pesquisas minerais, tratamento de minérios e movimentação dos produtos finais. E tudo isso garantindo o cumprimento das normas técnicas de segurança e ambientais, higiene e saúde no trabalho.
Quais cargos têm na mineração?
Diferente do que muitos imaginam, a formação técnica na área da mineração pode trazer uma série de oportunidades no mercado de trabalho, existindo uma série de cargos que o profissional pode atuar.
Parte dos cargos podem requerer um certo tempo de experiência como também algumas especializações, mas, no geral, os principais cargos que um profissional dessa área pode fazer carreira, são:
- Técnico em mina e geologia;
- Supervisor de produção;
- Supervisor de mina;
- Técnico de processos em minas;
- Supervisor de mineração;
- Supervisor de operações;
- Técnico de controle de processos;
- Auxiliar de produção e outros.
A vantagem é que cada cargo deste pode ter atribuições diferentes dentro dos processos, possibilitando uma maior flexibilidade e escolha do ambiente de trabalho.
Quanto ganha um técnico em mineração?
O valor ganho por um técnico em mineração pode variar diante uma série de fatores, especialmente pela área em que ele atua, como também tempo de experiência, especializações e outros.
De forma geral, por ser uma área considerada com um certo risco, os profissionais costumam ter uma boa remuneração, começando, segundo o site VAGAS.com, com salários na faixa de R$ 2.500,00.
Em média, o salário desse profissional circula na casa dos R$ 3.493,00, sendo uma das melhores remunerações a nível técnico do país.
Lembrando que alguns profissionais ainda conseguem receber benefícios adicionais, especialmente pela forma de trabalho em área de risco.
Como me inscrever no curso técnico em mineração Senai?
Para realizar o curso técnico em mineração Senai é necessário ter concluído o ensino médio ou estar cursando pelo menos o segundo ano. Além disso, é preciso ter disponibilidade para participar das aulas, já que esse é um curso realizado na modalidade presencial.
O curso possui uma carga horária de 1200 horas divididas em 3 semestres. Não existe estágio obrigatório, mas o aluno pode estagiar durante o período das aulas, se desejar.
Para a matrícula é necessário ir até a unidade Senai mais próxima com documento de identidade, CPF, comprovante de residência e certificado de conclusão do ensino médio ou declaração escolar.
O curso técnico em mineração Senai é oferecido em apenas algumas unidades do Senai, por isso é recomendado entrar em contato com a instituição para garantir que a sua cidade oferece o curso.