Primeiro emprego: dicas para conquistar sua vaga no mercado de trabalho!

A busca pelo primeiro emprego pode causar alguns espantos, mas não se preocupe, uma vez que existem diversos pontos importantes para ficar atento nesse momento, e que vão te ajudar a conseguir uma vaga no mercado de trabalho.

A princípio, a primeira dica para o seu primeiro emprego é: seja indicado!

Até porque, sabemos que infelizmente a concorrência na busca do primeiro emprego não é baixa, sendo algo procurado pelos jovens em praticamente todos os estados.

Ou seja, você precisa ter dedicação, principalmente se considerado que é um processo onde muitas pessoas desistem.

E para lhe ajudar nesse processo, separamos esse artigo completo onde citaremos dicas para conquistar sua vaga no mercado de trabalho.

Qual profissão você quer seguir?

Em um país como o Brasil, as pessoas acabam “pegando o que vier”, e muitas das vezes acabam seguindo para uma área que não gosta profissionalmente.

No entanto, esse tipo de pensamento pode acabar reduzindo suas chances conseguir um bom primeiro emprego.

Saber qual cargo você quer é fundamental para se qualificar na área necessária, principalmente porque muitas vezes as pessoas fazem cursos aleatórios que acabam não servindo de nada.

Ou seja, almeja um cargo e se qualifica para o mesmo, conseguindo com muito mais facilidade o seu primeiro emprego, e assim experiência no mercado.

Portanto, sim, antes de qualquer coisa, invista na área que você tem afinidade, uma vez que as chances de se tornar um grande profissional nela são altas.

Turbine seu currículo

Agora que você possui uma meta de profissão, o próximo passo é se qualificar, sendo assim, busque fazer alguns cursos na área de seu interesse.

A princípio, você não precisa fazer nenhum tipo de investimento financeiro para ter um bom currículo, existem muitas plataformas de cursos online gratuitos.

Um bom exemplo é a plataforma Fundação Bradesco que conta com vários cursos de diversas áreas gratuitas.

Recomendamos fortemente que você dê uma preferência especial para cursos da área de gestão e tecnologia, que são áreas tendência para os próximos anos.

Sua primeira entrevista

Para que você consiga seu primeiro emprego você provavelmente passará por um processo seletivo, testes psicológicos e técnicos são comuns nesses processos seletivos.

Mas iremos focar especificamente na entrevista que normalmente costuma ser a fase final do processo seletivo.

Quando você for para sua entrevista lembre-se de tomar um bom banho, a princípio você não tem segunda chance para causar primeira impressão.

Neste caso cuide da sua higiene e aparência, também tenha cuidado na sua cominação, evite gírias e termos informais.

Além disso, busque manter a calma e o equilíbrio, evite respostas muito longas, você pode acabar se enrolando ao responder.

Mostre que você está de fato qualificado para ocupar a vaga, tenha pulso e postura, mas claro, sempre com simpatia e educação.

O fim da entrevista

Essa é uma fase muito interessante, mas muitos a desprezam, o fim da entrevista é tão importante quanto o início.

Ou seja, quando a entrevista acabar você não pode simplesmente sair da sala como se estivesse saindo de um táxi.

Levante com delicadeza e agradeça pela entrevista, diga ao responsável pela entrevista que você aguardará retorno.

Além disso, ao fim da entrevista diga que será um prazer trabalhar naquela empresa, reforça mais uma vez que vai aguardar o retorno.

Isso mostra que você de fato está interessado na vaga, além de claro demonstrar ética e profissionalismo.

Considerações finais

Busque entender qual profissão você deseja, isso vai facilitar sua busca por emprego, além disso, busque qualificação na área que pretende atuar.

Por fim, tudo isso vai ajudar diretamente a você que procura o seu primeiro emprego.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.